

ASPECTOS GERAIS
Fisioterapia é um conjunto de técnicas aplicadas com agentes físicos (naturais ou artificiais) e mecânicos como exercícios, massagens, água, luz, calor e eletricidade para a cura, prevenção, recuperação ou readaptação do organismo no tratamento das doenças.
A função da fisioterapia é promover a estimulação geral ou o tratamento específico para que a região do corpo afetada possa retornar as suas funções normais mediantes técnicas de estimulação, adaptação e regulação. Este tratamento atua nos tecidos musculares, ossos, ligamentos, tendões e nervos.
Após um trauma tecidual é muito importante a recuperação da vascularização adjacente e a reorganização do tecido para evitar alterações anormais das fibras de colágeno, redução da capacidade de movimentos, incoordenações e artrose.
Benefícios
-
Manejo da dor crônica e aguda.
-
Tratar e acelerar o processo de doença ortopédicas e neurológicas não cirúrgicas.
-
Eliminar ou diminuir o uso de medicações.
-
Auxiliar no pré e pós operatório
-
Melhorar e prolongar a qualidade de vida em pacientes paliativos
CINESIOTERAPIA
É uma terapia essencial dentro da fisioterapia veterinária. São exercícios terapêuticos repetitivos sem provocar, dentro do possível, mal estar ao paciente. Esta ténica é utilizada na prevenção de doenças, de modo paliativo para promover bem estar e qualidade de vida ou na reabilitação de pacientes para tratar e/ou acelerar o tempo de recuperação de seus tratamentos.
Indicações
-
pré e pós cirúrgico
-
doenças ortopédicas e neurológicas agudas ou crônicas
Benefícios
-
ganho de tônus e força muscular
-
melhora ou recuperação da postura corporal
-
aumento da amplitude das articulações
-
melhora do equilíbrio
-
bem estar geral



LASERTERAPIA
Significado
L.A.S.E.R. significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation (Emissão de Luz Amplificada por Radiação Estimulada). É uma luz monocromática, coerente e direcional.
Os efeitos primários desta luz no organismo são em nível bioquímico, bioelétrico e bioenergético e como consequência há estimulação da microcirculação e estímulo trófico celular regional e generalizado.
Efeitos biológicos generalizados
-
antiálgico por intervir na cascata da dor
-
antiinflamatório e antiedematoso por estimular a liberação de óxido nítrico que é um vasodilator endógeno.
-
bioestimulador e trófico tecidual atuando no aumento de ATP nas mitocôndrias, aumento de fibroblastos e e estimula a regeneração de vasos sanguíneos.
Indicações
-
quadros álgicos e inflamatórios
-
osteoartrose
-
consolidação óssea
-
cicatrização de feridas
-
regeneração de nervos periféricos
-
lesões medulares e ligamentares


MAGNETOTERAPIA
Origem
A origem do magnetismo é muito antiga, datada de mais de 3500 anos. Conta-se que em Magnésia, que é uma extensão da Tanzânia (África Oriental), um pastor chamado Magnes percebeu uma dificuldade em caminhar e sentiu os pregos de seus sapatos e a ponta de seu bastão sendo atraídos pelo solo que caminhava. Ao revolver a terra encontrou uma pedra (hoje chamada magnetita) com propriedade de atrair ferro. Durante séculos, a magnetoterapia foi conhecida sob a forma de ímas naturais, sendo usados para tratar ou prevenir processos de envelhecimento celular. Em meados do século 16, Aureolus Philippus Paracelso (1493-1541), que foi um médico, alquimista, físico, astrólogo e ocultista suíço-alemão, utilizou os ímas para a cura de muitos processos inflamatórios. No fim do século 18, Michael Faraday (1791-1867), físico e químico inglês, correlacionou os efeitos do campo magnético com a corrente elétrica. Nos últimos 20 anos a magnetoterapia é estudada no mundo todo, e é uma importante ferramenta usada na fisioterapia humana e veterinária.
Efeitos, indicações e benefícios no organismo
Os magnetos atuam no organismo produzindo efeitos bioquímicos, celulares, tissulares e sistêmicos.
É indicada para tratar alterações osteoarticular e músculo-tendíneo, promovendo analgesia, relaxamento muscular, ação antiinflamatória e antiedematosa, além de promover o equilíbrio natural das células.
A magnetoterapia é considerada segura, sem efeito colateral com poucas contra indicações e não necessita ter contato direto com a pele.


ELETROTERAPIA
Definição
É uma técnica muito segura com poucas contra indicações que faz uso de correntes elétricas com fins terapêuticos para o tratamento de lesões neuromusculares promovendo contrações musculares e/ou analgesia. Existem vários tipos de correntes utilizadas como a NMES (Estimulação Neuromuscular), TENS (Estimulação Elétrica Transcutânea, FES (Estimulação Elétrica Funcional) e IFC (Corrente Interferencial).
Indicações
Doenças ortopédicas e neurológicas não cirúrgicas como osteoartrite, espondiloses, pós cirúrgico, tensões musculares, síndrome da cauda equina e discopatias em geral.
Vantagens
-
técnica não invasiva
-
não causa dependência
-
não gera efeitos colaterais


HIDROTERAPIA
É uma terapia que une os benefícios da água e dos exercícios para promover efeitos analgésico, térmico, circulatório, sedação e relaxamento muscular.
Indicações
Artropatias, lombalgias, tendinites, doenças articulares ou medulares degenerativas, lesões neurológicas periféricas, patologias neurológicas como hérnia de disco e atrofias musculares.
Benefícios
-
menor carga sobre as articulações e musculares permitindo um exercício mais confortável
-
a pressão da água contribui para a diminuição de edemas e da inflamação.
-
a resistência da água contribui para melhorar o sistema cardiovascular e fortalecimento muscular.
-
a estabilidade e a flutuação na água facilitam a realização dos exercícios que não possam ser realizados em solo.


TERMOTERAPIA
Terapia em que se utilizam os agentes físicos calor e frio para aquecer ou esfriar uma parte do corpo.
O calor superficial tem como objetivo aumentar o fluxo vascular, aumentar a velocidade do impulso condutor, melhorar o relaxamento muscular e a extensão dos tecidos fibrosos e diminuir a dor. É indicado em casos de artrite crônica, espondilose e/ou espondiloartrose com elevada tensão muscular.
A crioterapia (terapia com o frio) tem como objetivo produzir vasoconstrição, aliviar a dor, reduzir o espasmo muscular, diminuir o metabolismo celular e combater a inflamação. É indicado em casos de artrite, tendinite, trauma, dor ou inflamação no pós operatório.

MASSAGEM
É um meio terapêutico manual ou instrumental que
modifica os tecidos subjacentes e o estado geral do
paciente. Quando há uma lesão, o aporte de
oxigênio diminui na região e dificulta a eliminação
dos metabólitos residuais da inflamação ocorrendo
assim um ciclo vicioso da dor.
Benefícios
-
rompe o círculo vicioso e aumenta o aporte sanguíneo para a região
-
melhora o aporte de oxigênio e ajuda a eliminar os metabólitos residuais da inflamação
-
estimula a liberação de endorfinas endógenas que aliviam a dor
-
acelera a recuperação muscular
-
aumenta o retorno venoso e linfático
-
melhora a percepção cutânea
-
promove relaxamento mental e físico
Indicações
-
é indicado em qualquer patologia onde se deseja favorecer a circulação, reduzir edema, relaxar a musculatura, produzir vasodilatação e eliminar aderências pois a massagem tem ação direta nos tecidos musculares, circulação, tecido adiposo, articulação e tecido nervoso.
